30.5.08

INDICAÇÕES AO HQMIX


Saíram os indicados ao 20º TROFÉU HQMIX, o maior prêmio do gênero no Brasil, que prestigia: Quadrinhistas, Roteiristas, Desenhistas, Ilustradores, Editoras, Cartunistas, Chargistas, Caricaturistas e Animadores.



A votação é feita por cerca de 1200 artistas, editores e jornalistas do país inteiro, após indicações da Comissão Organizadora. Este ano a homenagem do troféu fica para o quadrinhista nipo-brasileiro Cláudio Seto, ancorada nas comemorações de 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Para minha grata surpresa fui indicado em três categorias. A principal indicação é a individual, como MELHOR ROTEIRISTA NACIONAL, onde concorro com artistas de peso: Laerte, Spacca, Fabio Moon, Guazelli, Marcatti e Wander Antunes. Na cédula consta a indicação pelo trabalho na Nanquim Descartável, mas ela veio pelo conjunto de materiais produzidos ano passado (com histórias publicadas na Front, Garagem Hermética, Quadrinhópole, Subterrâneo). Sei que a concorrência é muito difícil nessa categoria, sou o mais novo entre todos ali concorrendo, digamos que o “azarão”. Laerte já ganhou quatro vezes como melhor roteirista e não passou um só ano em branco no HQMIX. Fábio Moon vem vencendo vários prêmios nos últimos anos e ano passado junto do irmão (Gabriel Bá) foi o maior vencedor do prêmio. Spacca já conquistou vários HQMIX também, inclusive um de melhor roteirista ano retrasado. Marcatti e Guazelli são dois quadrinhistas fantásticos e também concorrem em muitas categorias. Wander Antunes vem lançando obras fantásticas nos últimos anos e acredito seja o maior candidato a vitória desse ano. Independente disso, estou muito contente por estar entre os SETE indicados da categoria.

Falando em "independente", outra indicação foi da revista NANQUIM DESCARTÁVEL, como melhor publicação INDEPENDENTE de grupo. A Nanquim vem sendo minha “menina dos olhos” nos últimos tempos e é um prazer trabalhar essa revista. Eu sou criador das personagens, editor e roteirista da revista. A primeira edição contou com as brilhantes colaborações dos artistas: Wanderson de Souza, Alex Rodrigues, Wagner de Souza, Júlio Brilha, Carlos Eduardo, Mário Mancuso e Bira Dantas. É uma experiência ótima criar uma revista com esse time e estamos em fase de produção do segundo número, seguindo com colaborações de Wanderson de Souza, Alex Rodrigues, Wagner de Souza, Júlio Brilha e Carlos Eduardo, além de contar com um novo desenhista: Mário Cau. Pretendo lançá-la na Festa do HQMIX, mas isso vai depender do tempo para terminar a edição. Nessa categoria concorremos com grandes amigos, como o pessoal da Garagem Hermética, Quadrinhópole, Café Espacial, Cão e Contínuo. Para os que não conhecem a Nanquim Descartável, aqui mesmo no blog tem algumas páginas e textos a respeito dela aqui, mas também estou disponibilizando uma amostra com alguns TRECHOS da NANQUIM DESCARTÁVEL # 01 em PDF.

O livro FRONT surge como última indicação direta. Na edição 18, indicada ao prêmio de melhor PUBLICAÇÃO MIX, participei com um roteiro (desenhado por Wanderson de Souza), um conto (ilustrado por Al Stefano) e co-editando junto ao conselho editorial da publicação. A Front já venceu muitos HQMIX, desde Publicação Mix, Projeto Gráfico, Desenhista Nacional, Desenhista Revelação e Roteirista Revelação (esse fui eu que faturei!). Ano passado a Front venceu também na categoria de publicação Mix, quem sabe não conseguimos o bicampeonato esse ano.

Além disso, algumas publicações que participei também estão concorrendo ao prêmio, como a Quadrinhópole, Garagem Hermética e o Subterrâneo. Muitos amigos do QUARTO MUNDO também estão concorrendo, o que mostra que os independentes estão cada vez com maior força. Quem sabe, além da grande festa da vigésima edição do prêmio, o Quarto Mundo saia comemorando muitos prêmios.

Para saber mais do prêmio ou conferir os indicados em todas as categorias: http://www.hqmix.com.br/ .

Marcadores: , , , , , , , ,

20.5.08

Nesta sexta (23/05) teremos dois ótimos lançamentos na livraria HQMIX:
- Depois da Meia Noite # 02 de Laudo e Omar, mini-série independente no gênero policial/suspense a ser lançada em três partes.
- Café Espacial # 02 editada por Sérgio Chaves, que tem como mote histórias em quadrinhos diversas e matérias sobre música e outras.

Com certeza estarei por lá pra prestigiar o trabalho dos colegas do Quarto Mundo.

Falando em Quarto-Mundo, o evento do último domingo (Feira de Pompéia) foi muito bacana. Novos leitores, novos contatos e muita conversa com os quadrinhistas lá presentes: Laudo, Will, Marcos Vesceslau, Leonardo Melo, Cadu Simões, Jozz, Omar, além do Roberval, ótimo desenhista da Pompéia que nos convidou para a feira.
Um dos destaques da feira foi o Laudo, que de forma muito solícita ficou o dia todo fazendo ótimas caricaturas dos que compravam revistas, um brinde especial pra esses novos leitores.

Abaixo duas caricas do Laudo: uma minha e outra da galera toda.






Marcadores: , , , , , , , , , , , ,

16.5.08


Nesse sábado (17 de maio as 19:30), a Livraria HQMIX tem dois ótimos lançamentos programados:


- Quadrinhofilia de José Aguiar, que saiu pela HQMANICS, com uma coletânea de histórias do ótimo autor, algumas delas já publicadas no Brasil, outras ainda inéditas.
- Quadrinhópole, revista independente editada por LEONARDO MELO e ANDRÉ CALIMAN, que faz parte do coletivo Quarto Mundo. Essa nova edição trás uma história completa, com roteiro de Leonardo Melo. Em breve estreará um curta-metragem com a adaptação dessa mesma história.


Na terça feira, dia 20 de maio, é a vez do pessoal do CONTÍNUO lançar uma interessante edição especial com o nome "Câncer".


HQMIX LIVRARIA
PRAÇA ROOSEVELT Nº 142 - Centro - São Paulo - SP
TEL (11) 3258 7740

Marcadores: , , , , , , ,

Quarto Mundo na 21ª Feira de Artes da Vila Pompéia

No próximo domingo, dia 18, o Quarto Mundo estará marcando presença na Feira de Artes da Vila Pompéia.

Na banca montada pelos quadrinhistas independentes estarão à venda todas as publicações do grupo, a novidade é que, nas compras no valor de, até R$ 10,00, em revistas, ganha-se uma caricatura feita na hora pelos desenhistas Laudo Ferreira Junior ou Marcos Venceslau.

Estarão também presentes na banca do Quarto Mundo: Daniel Esteves (Nanquim Descartável), Leonardo Melo (Quadrinhópole), Will (Sideralman) e o pintor Roberval Sales, morador do bairro.

A feira, que já é tradicional, está na sua 21ª edição, sempre trazendo atrações culturais como: música, poesia, teatro, artesanato, dança e desta vez fará uma homenagem especial aos 50 anos da Bossa Nova, nesta festa os quadrinhos não poderiam faltar.

A feira acontece no quadrilátero entre as ruas Padre Chico e Xerentes, na Pompéia, das 9 às 18h, para saber mais sobre o evento e a programação completa entre o no blog (http://www.centroculturalpompeia.blogspot.com/)

Marcadores: , , , ,

7.5.08


Ex-Aluno: Wagner Hoyo
Idade: 23 anos
Curso: HQ (individualizado)
Proposta: Página de HQ


Observação: A página foi criada a partir de roteiro proposto. O aluno utilizou o roteiro como base, não a página original finalizada

Marcadores: , , , , , , ,