30.5.08

INDICAÇÕES AO HQMIX


Saíram os indicados ao 20º TROFÉU HQMIX, o maior prêmio do gênero no Brasil, que prestigia: Quadrinhistas, Roteiristas, Desenhistas, Ilustradores, Editoras, Cartunistas, Chargistas, Caricaturistas e Animadores.



A votação é feita por cerca de 1200 artistas, editores e jornalistas do país inteiro, após indicações da Comissão Organizadora. Este ano a homenagem do troféu fica para o quadrinhista nipo-brasileiro Cláudio Seto, ancorada nas comemorações de 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Para minha grata surpresa fui indicado em três categorias. A principal indicação é a individual, como MELHOR ROTEIRISTA NACIONAL, onde concorro com artistas de peso: Laerte, Spacca, Fabio Moon, Guazelli, Marcatti e Wander Antunes. Na cédula consta a indicação pelo trabalho na Nanquim Descartável, mas ela veio pelo conjunto de materiais produzidos ano passado (com histórias publicadas na Front, Garagem Hermética, Quadrinhópole, Subterrâneo). Sei que a concorrência é muito difícil nessa categoria, sou o mais novo entre todos ali concorrendo, digamos que o “azarão”. Laerte já ganhou quatro vezes como melhor roteirista e não passou um só ano em branco no HQMIX. Fábio Moon vem vencendo vários prêmios nos últimos anos e ano passado junto do irmão (Gabriel Bá) foi o maior vencedor do prêmio. Spacca já conquistou vários HQMIX também, inclusive um de melhor roteirista ano retrasado. Marcatti e Guazelli são dois quadrinhistas fantásticos e também concorrem em muitas categorias. Wander Antunes vem lançando obras fantásticas nos últimos anos e acredito seja o maior candidato a vitória desse ano. Independente disso, estou muito contente por estar entre os SETE indicados da categoria.

Falando em "independente", outra indicação foi da revista NANQUIM DESCARTÁVEL, como melhor publicação INDEPENDENTE de grupo. A Nanquim vem sendo minha “menina dos olhos” nos últimos tempos e é um prazer trabalhar essa revista. Eu sou criador das personagens, editor e roteirista da revista. A primeira edição contou com as brilhantes colaborações dos artistas: Wanderson de Souza, Alex Rodrigues, Wagner de Souza, Júlio Brilha, Carlos Eduardo, Mário Mancuso e Bira Dantas. É uma experiência ótima criar uma revista com esse time e estamos em fase de produção do segundo número, seguindo com colaborações de Wanderson de Souza, Alex Rodrigues, Wagner de Souza, Júlio Brilha e Carlos Eduardo, além de contar com um novo desenhista: Mário Cau. Pretendo lançá-la na Festa do HQMIX, mas isso vai depender do tempo para terminar a edição. Nessa categoria concorremos com grandes amigos, como o pessoal da Garagem Hermética, Quadrinhópole, Café Espacial, Cão e Contínuo. Para os que não conhecem a Nanquim Descartável, aqui mesmo no blog tem algumas páginas e textos a respeito dela aqui, mas também estou disponibilizando uma amostra com alguns TRECHOS da NANQUIM DESCARTÁVEL # 01 em PDF.

O livro FRONT surge como última indicação direta. Na edição 18, indicada ao prêmio de melhor PUBLICAÇÃO MIX, participei com um roteiro (desenhado por Wanderson de Souza), um conto (ilustrado por Al Stefano) e co-editando junto ao conselho editorial da publicação. A Front já venceu muitos HQMIX, desde Publicação Mix, Projeto Gráfico, Desenhista Nacional, Desenhista Revelação e Roteirista Revelação (esse fui eu que faturei!). Ano passado a Front venceu também na categoria de publicação Mix, quem sabe não conseguimos o bicampeonato esse ano.

Além disso, algumas publicações que participei também estão concorrendo ao prêmio, como a Quadrinhópole, Garagem Hermética e o Subterrâneo. Muitos amigos do QUARTO MUNDO também estão concorrendo, o que mostra que os independentes estão cada vez com maior força. Quem sabe, além da grande festa da vigésima edição do prêmio, o Quarto Mundo saia comemorando muitos prêmios.

Para saber mais do prêmio ou conferir os indicados em todas as categorias: http://www.hqmix.com.br/ .

Marcadores: , , , , , , , ,

3 Comentário:

Blogger Bruno said...

MAIS UMA VEZ, MEU BROTHER, INDICADO A UM GRANDE PRÊMIO...
PARABÉNS, DE NOVO!!!

5:01 PM  
Blogger Daniel said...

Oi. Qual teu e-mail? o meu é ds( a r r o b a z )ds( p o n t o z )art( p o n t o z )br - ou então me contate pelo site http://www.ds.art.br/. Abraço!

8:47 AM  
Blogger DS said...

Prá não dizer que não avisei... http://ds.art.br/nanquim-descartavel/

Parabéns pelo trabalho - que venha o #2!

5:00 AM  

Postar um comentário

<< Home