23.4.10

PDF da NANQUIM DESCARTÁVEL #01


A primeira edição da Nanquim Descartável foi lançada em outubro de 2007, durante o FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos). Vendo hoje encontro diversos detalhes que não saíram do jeito que eu esperava, seja no roteiro, desenho e, sobretudo na edição. Mas o tempo passou, o trabalho evolui e ficou o registro de como a revista começou.


Na verdade o projeto nasceu em 2005. A primeira história da edição (Oi, eu vim pra festa) foi criada e parte dela também desenhada naquela época. Depois o projeto ficou mais de um ano e meio engavetado até voltar como a idéia de uma revista independente. Foi quando escrevi a segunda história (Panquecas com mel e hambúrguer). Nessa mesma época foram desenhadas as páginas que faltavam da primeira história e a nova história desenhada do zero. Além disso, cuidamos dos arremates pra fechar a revista, como capa, letras, diagramação, edição, editorial, etc.


Essa versão digital trás uma ilustração nova no miolo, o desenho usado como capa interna, que divide as duas histórias. Essa ilustração seria a capa original da revista, mas não foi feita a tempo. Ficou pra segunda edição, mas como o Wanderson de Souza criou outra capa em paralelo, essa opção ficou novamente de lado. Além disso, substitui o antigo logo, que havia aparecido apenas na primeira edição da revista e o checklist original que trazia informações de revistas dos primórdios do Quarto Mundo, agora com as capas das edições seguintes da Nanquim e das outras revistas onde a série apareceu nesse meio tempo.


O restante corresponde à edição original, tanto as histórias, quanto o expediente e editorial, incluindo os erros de revisão (pra me lembrar de nunca mais publicar uma revista sem passar pra outra pessoa revisar o texto).


Desde a publicação da revista, saíram mais duas edições, respectivamente em 2008 e 2009. A revista foi indicada duas vezes ao HQMIX em categoria de revista independente, recebendo o troféu ano passado como Melhor Publicação Independente de Autor, e com certeza foi o principal motivo para as pessoas votarem em mim como melhor roteirista no troféu Angelo Agostini de 2009. Também saíram histórias na quarta e sexta edições da revista Café Espacial, na Subversos 06, tirinhas nas três primeiras edições do Informativo do Quarto Mundo, além de um zine que fiz no natal de 2008.


Enfim, tudo começou nessas páginas:

http://www.hqemfoco.com.br/revista/nanquim01.pdf


Roteiro e Edição: Daniel Esteves (ou seja, eu mesmo! =D)

Arte: Wanderson de Souza, Wagner de Souza, Alex Rodrigues, Júlio Brilha, Mário Mancuso e Carlos Eduardo.

Capa: Wanderson de Souza



Marcadores: , , , , , , , , ,

1 Comentário:

Anonymous Samuel said...

Olá, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo para blogueiros.

Chama Ocasional, se você tiver interessa veja como funciona a rede aqui em www.ocasional.com.br/howto.aspx ou então pode enviar um email no smatosjr@gmail.com

Abs,
Samuel

4:36 PM  

Postar um comentário

<< Home